Para ser agnóstico você tem que por essência ser niilista, o que eliminaria o pensamento determinista do teísmo, isto é, não há um objetivo determinado (escrito, previsto, profetizado...) por natureza. Mas você pode objetivar um futuro para si ou para outrem, Nietzsche chamaria isso de “Vontade de potência” (Você quer, você luta, você consegue ou não).
Para ser agnóstico é necessário eliminar todo o pensamento de que “tudo está escrito”; Na mesma proporção do niilismo é também a necessidade de ser humanista, ou seja, indiferente da existência ou não de uma entidade ou ser “superior” o homem deve se tratar como divindade maior e elevar-se sem se entregar aos dogmas que o põe diminuído aos demais, importar-se com os seus valores e atos diários (Trabalhar, estudar, comprar pão... Enriquecer as suas necessidades naturais!) e não com valores incertos, uma vez que não há provas. Para ser agnóstico você deve reconhecer as suas limitações, os seus conhecimentos, caminhar apenas onde os olhos possam ver e claro, buscar entender aquilo que ainda não domina, ambição.
Segundo Thomas Henry Huxley (Quem descreveu o significado de agnosticismo pela primeira vez) é de suma superioridade intelectual seguir a razão independente de qualquer que seja as outras considerações, não fingir que as "conclusões" estão certas enquanto não forem provadas e demonstradas, encarar o universo "face-a-face" da maneira como ele é independente do "futuro" que o aguarda... Diante de tantas incertezas, mesmo que ainda reconhecendo as suas limitações, o agnóstico pode pendular-se para algum dos lados sem perder a razão ainda que não deixar-se cair na fé cega e dar por certo o seu pensamento, entendendo o exemplo de Schrödinger sobre o gato onde não é possível dizer o que houve dentro da caixa, mas podendo então ser positivistas ou pessimistas como João Magueijo, abandonando o centro de alguma forma propondo teorias do que houve dentro da caixa baseando-se no que se sabe a respeito do comportamento do gato, por exemplo, reconhecendo que suas hipóteses podem estar erradas ou corretas!
Por: Luan Carlos