Crítica à definição de sobrenatural

Esse texto foi escrito para aqueles que se dispõem a perturbar, com conceitos complicados e distorcidos a respeito do Sobrenatural, Natureza, Transcendência, etc.

O conceito de sobrenatural, pelo uso sem critérios da palavra, tornou-se amplo e pode ser resumido como aquilo que não é natural. O que é natural? Natural é aquilo que ocorre na natureza e natureza por sua vez é aquilo que é pertencente a física, vale lembrar que a palavra physis do qual se origina, significa Natureza no grego. Física é um conjunto de leis que explicam o modus operandi da matéria. Portanto, sobrenatural é aquilo que está além da física, tendo seu significado muito próximo de espiritual, que é aquilo que está além da matéria.

Tendo em vista a definição de sobrenatural, podemos quando um evento sobrenatural ocorrer no nosso mundo natural, dizer que a sua causa não é pelas leis físicas. Céticos diriam que não é explicado por nenhuma das leis físicas ainda conhecidas, que poderiam ser explicadas num futuro e então o evento não seria sobrenatural.

É possível que algo não físico influencie no mundo físico?
A partir deste questionamento podemos tentar entender alguns tipos de "sobrenatural" mais comumente postuladas.

TRANSCENDENTE:

Transcendência é a ideia de que o sobrenatural seria algo além da matéria, algo que transcende a matéria e que a controla, é uma definição que transforma o sobrenatural em sinônimo de espiritual. É uma definição teísta, deus seria transcendente e controlaria a matéria, alteraria as leis da física. Há o transcendente cognoscível e o incognoscível; Transcendente cognoscível é a ideia de que esse sobrenatural transcendente possa ser compreendido racionalmente de alguma forma, ser estudado e até mesmo testado cientificamente. Como provar a existência deste sobrenatural? Observando os supostos efeitos dele no nosso mundo físico, apesar de que isso não deixaria claro de se tratar de um evento sobrenatural propriamente dito, céticos questionariam dizendo que este poderia ser explicado futuramente por leis físicas ainda não conhecidas, não passando assim de crenças, fé. Transcendência incognoscível é a posição dos deístas, é a ideia de que existiria algo sobrenatural no qual jamais poderá ser compreendido, ou seja, deus! Limitando-se a superstição, não tendo como a ciência explicá-la. Se algo extra-físico pode influenciar o físico, isso implica que esse algo extra-físico é mantenedor do físico colocando-o como seu produto. Neste caso, o que chamamos de sobrenatural seria uma espécie de extensão superior do físico e por conta disso não poderíamos dizer que é algo absolutamente pertencente à este, sendo na verdade, necessário estar ligado à natureza, tornando-o de fato algo não sobrenatural. Como que algo que está acima e não possui as mesmas naturezas podem se interagir? Seria o mesmo que considerar a possibilidade de uma galinha dar a luz à um rinoceronte. Se analisarmos a partir do pressuposto de que esse sobrenatural manipula a lógica do mundo físico, então não há porque sequer pensar sobre ele, não haveria sentido enriquecer uma filosofia que não possui sentido ou que altera o sentido daqueles que o possui sem percebermos sua utilidade. A transcendência não passa de loucura, do abandono da lógica.

IMANENTE:

O sobrenatural imanente é a ideia de que algo faz parte de algo ainda maior e está intrínseco à este. O sobrenatural então não estaria separado, mas sim ligado ao natural. Carregando consigo o mesmo problema da transcendência, "Se algo está ligado ao natural, porque não o definiríamos como natural se está conectado à ele?". Com essa maneira de enxergar o mundo, deus não apenas seria fundamental ao mundo, como estaria nele e vice-versa, não existindo o sobrenatural de fato. Deus seria o mundo e o mundo seria deus, deus seria a substância primordial de modo em que isso não seja uma visão espiritualizada do mundo, mas totalmente materializada e portanto, de sobrenatural, na acepção da palavra, não hão havendo nada.


O sobrenatural transcendente só existe se abandonarmos a lógica e o sobrenatural imanente é uma maneira de materialismo (Que de sobrenatural não tem nada) e a única forma racional de algum "Deus" existir.

Por: Dimerson Machado